Domingo, 05/04/2020 - 18:17

Central do cliente




Mitas - Internet Banda Larga Ltda » Netflix e Youtube travando?


Netflix e Youtube travando? Descubra como resolver!

Nada pior do que estar assistindo a um filme no Netflix e de repente travar tudo! Ou pior, a tela inteira pixaliza e você já não é capaz de distinguir se o vilão está armado com uma pistola ou uma faca.

Se você tem passado por esse tipo de problema e até mesmo no youtebe, com certeza existe alguma coisa acontecendo na sua rede interna que está atrapalhando a navegação.

Separamos alguns problemas que podem estar causando esses travamentos:

  • INTERFERÊNCIA DE CANAIS

unnamed-3Se o seu Netflix ou Youtube está ligado diretamente na sua rede Wi-Fi, é bem provável que ele esteja sofrendo interferência de canais. Essa interferência provoca uma queda de qualidade substancial e afeta diretamente no download de vídeos e filmes. Saiba mais sobre a interferência de canal e como saná-la baixando o nosso e-book: Wi-Fi Vilão.

SOLUÇÃO: Aconselhamos aos usuários que os dispositivos que façam uso do Netflix, como SmartTVs, PCs e notebooks sejam inseridos na rede via cabo. Assim, não precisaremos nos preocupar com interferência de canais. Em dispositivos móveis que não possuem entrada para RJ-45, aconselhamos a adotar as medidas preventivas e amenizadoras das interferências descritas no e-book indicado anteriormente.

 

  • COBERTURA DO WI-FI

headVisualization.pngImagine uma noite de inverno bem fria e você está acampando. Para se aquecer, você decide acender uma fogueira. Se você ficar próximo da fogueira, ficará mais aquecido do que se estivesse distante da fogueira, correto? Use esse mesmo raciocínio com a cobertura do seu Wi-Fi. Quanto mais próximo você estiver das antenas do seu roteador, maior será a potência e maior a probabilidade de se ter uma navegação de qualidade. Ao passo de que quanto maior a distância estiver das antenas do seu roteador, menor será a potência e consequentemente, um link de baixa qualidade recebido.

SOLUÇÃO: Se for necessário aumentar a cobertura, o faça! Mas não utilize repetidores Wi-Fi. Escolha os novos pontos onde serão configurados os novos roteadores de expansão e interconecte-os via cabo. Eliminando assim, qualquer possibilidade de interferência de canal.

 

  • SATURAÇÃO DO LINK CONTRATADO

Esse é um ponto que vale a pena considerar. Imagine tentar colocar o território do Brasil dentro principado de Mônaco. Não vai caber, né?  É exatamente o mesmo princípio com sua internet. Para assistir aos vídeos é necessário um mínimo de banda condizente com a qualidade escolhida.

Se sua internet for de 1Mbps você terá dificuldades para assistir a um filme ou vídeo mesmo com a qualidade mais baixa de reprodução existentes nesses aplicativos. Segue abaixo a velocidade mínima que precisa estar disponível para que evite os travamentos, conforme a qualidade de reprodução.

480p – Deverá ter disponível no mínimo 3Mbps

720p – Deverá ter disponível no mínimo 5Mbps

1080p – Deverá ter disponível no mínimo 8Mbps

4K – Deverá ter disponível no mínimo 25Mbps

O sistema de buffer do Netflix e do youtube são muito inteligentes e podem ajudar significativamente no consumo real, reduzindo um pouco a necessidade disponível.

Imaginemos que você seja usuário de um plano de 25Mbps e esteja assistindo um filme em 1080p. Existe uma diferença substancial do consumo necessário versus velocidade contratada, porém o filme continua travando. Nesses casos, será necessário analisar o tráfego da rede, pois com certeza existe algum vilão consumindo sua velocidade e está comprometendo o filme. Verifique senão existe nenhum torrent sendo feito junto com o filme, ou outros usuário da rede realizando atividades que consumam o valor contratado de velocidade.

Nos últimos tempos um grande vilão no consumo de tráfego internet tem sido o próprio sistema operacional do usuário. Por padrão pode ser que o cronograma de atualização do seu Windows esteja realizando atualização de updates em horário conjuntos a sua utilização do Netflix e Youtube. Se achar que esse é o seu caso, baixe nosso conteúdo que explica exatamente o problema e ensina como saná-lo: AQUI!

 

  • Computadores e hardwares de rede antigos

XT.pngNão adianta sua internet ser via fibra de última geração e a infraestrutura interna da sua rede ser do século passado. Talvez você tenha HUB, ao invés de um switch, na sua rede e nem faça idéia. Se você não sabe a diferença, vale a pesquisa!

O mesmo acontece com o seu equipamento Wi-Fi. A tecnologia vem crescendo e a qualidade dos roteadores também. Com isso, é normal que tenhamos novos roteadores no mercado entregando mais velocidade e com uma potência de cobertura maior do que os equipamentos de 5 anos atrás.

Se puder, vá trocando os equipamentos antigos da sua rede. Eles podem ser os responsáveis pelos travamentos. E mantendo-os atualizados, evita-se menos pontos de falha.

Se o seu computador tem mais de 1 ano que não é formatado. É bom realizar essa limpeza regularmente! Esse procedimento pode salvar sua rede inteira de tráfegos indesejados causados por possíveis vírus existentes no seu PC ou notebook não formatados. A questão aqui não é pregar a compra de novos computadores, mas sim uma manutenção efetiva que previna falhas.

Cabe aqui uma observação: É crescente o número de casos de saturação de rede causadas por computadores infectados. Eles iniciam rajadas de comunicação externa que obstruem toda a velocidade contratada. Gerando um gargalo na rede e consequentemente provocando quedas, travamento e inúmeros outros problemas.

 

  • CABEAMENTO COM MAU CONTATO

Por mais incrível que pareça, é incrível o número de suportes em que a causa está diretamente relacionada a mau contato do cabeamento. Procure sempre estar munido de cabos que são feitos industrializados e testados via máquinas, ao invés de crimpagem manual. Talvez os seus filmes estão travando há anos por mau contato. Vale a pena uma olhada básica!

 

  • CONFIGURAÇÃO DE REDE ERRADA – Servidor de DHCP

downloadErrar a configuração de uma rede é normal, mas pode gerar um transtorno anormal! Um dos grandes erros existente na maioria das redes é a existência de mais de um servidor de DHCP na rede. Só quem já teve um erro desse na rede pode comentar quão traumático é para o usuário. A sensação é que existe um fantasma que liga e desliga a sua navegação, mas a causa é um erro conceitual e facílimo de resolver. Veja como no nosso guia completo sobre o assunto: AQUI!

 

  • APLICATIVO NETFLIX OU YOUTUBE COM CACHE CHEIO

Essa dica tinha que estar na primeiro tópico! Coloquei no final para literalmente obrigá-los a fazer um pente fino na rede! Pode ter certeza que 80% dos seus problemas foram solucionados com essas simples dicas e o travamento do Netflix e Youtube já devem estar resolvidos. Caso não esteja, temos um último recurso: Limpar o cache do seu aplicativo.

Vocês não fazem idéia de como essa operação pode ser importante! O processo é simples! Vá no gerenciador de aplicativos do seu dispositivo e clique no botão de limpar cache! Ao final desse processo é possível que você tenha que inserir novamente seus dados de acesso ao Netflix e Youtube.

 

CONCLUSÃO

O travamento do Netflix e do Youtube pode ser ocasionado por inúmeras causas. Exemplificamos somente algumas mais rotineiras. Prevenindo-se dessas principais causas, é bem possível que seus problemas sejam amenizados. Mas o principal ponto a se considerar é sempre a QUALIDADE DO SEU PROVEDOR. Se o problema já vier crônico do seu provedor, é bem capaz que nenhuma dessas medidas surtam efeitos.

Fique sempre alerta com o nível de qualidade do seu fornecedor de link.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a desfrutar de momentos de descanso e não de estresse ao assistir seus filmes e séries.

Até o próximo post,

ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA
Mitas - Internet Banda Larga Ltda
Seu endereço IP: 3.83.188.254
PÁGINA ANTERIOR
TOPO DA PÁGINA
WebMikrotik